quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Você ja deve ter tido: Cáseos Amigdalianos ou Caseum

O Nome é estranho, mas com certeza, 90% de chance de você já ter tido ou terá esse tal Caseum. que saber o que é?

Bem, são aquelas bolinhas fedorentas que aparecem e ficam na garganta, meias amareladas que incomodam muito, que são conhecidas por vários nomes e apelidos: coquinho / goguinho de boca, massinha fedida, bolinha na garganta, tonsilólito, migalhas de comidas presas nas amídalas, etc.



A amigdalite ou tonsilite crônica caseosa, também chamada de amigdalite críptica, é relatada como uma sensação de desconforto ou irritação frequente na garganta e se caracteriza pela eliminação de cáseos amigdalianos, isolada ou associada a outros sintomas como a halitose (ou mau hálito), sensação de corpo estranho ou amigdalite de repetição. Tais sintomas podem, ainda, ser acompanhados de hiperemia (vermelhidão) e hipertrofia (aumento) das amígdalas, sem hipertermia (aumento da temperatura), e geralmente desaparecem após a eliminação do cáseo. Esta enfermidade pode ocorrer em qualquer idade, inclusive em indivíduos que nunca tiveram sintomas nas amígdalas.



O cáseo amigdaliano, também chamado de caseum, tonsilólito ou popularmente, bolinha na garganta, se forma em pequenas cavidades existentes nas amígdalas, denominadas criptas amigdalianas. O cáseo é uma massa viscosa e seu nome deriva do latim caseum, que significa queijo, assemelhando-se assim a uma pequena “bolinha de queijo” com um odor forte e desagradável.

Os cáseos amigdalianos podem ser expelidos durante a fala, tosse ou espirros, ou ainda, têm de ser retirados das amígdalas mediante a utilização de instrumentos ou “apertando-se” as amígdalas, podendo gerar ferimentos nestes últimos 02 casos.

Os cáseos amigdalianos são um problema que afetam uma significativa porcentagem da população, sem haver até recentemente um método simples, econômico, seguro e não invasivo de tratamento conservador.



A presença de cáseos pode favorecer o aparecimento de inúmeras desordens bucais e sistêmicas, como a saburra lingual (linguá branca, com escamas), a doença periodontal, mau hálito (halitose), amigdalites, entre outras, além de afetar as relações interpessoais (profissão, casamento e vida em sociedade) devido à alteração no hálito que ele provoca.



Os tratamentos propostos, até o momento, são clínicos, através do uso de anti-inflamatórios, de gargarejos com soluções salinas e anti-sépticas, sem resultados satisfatórios, ou cirúrgicos, através de amidalotomias e amigdalectomias convencionais ou conservadoras, utilizando-se o laser que mantêm parte das amígdalas e que consiste na remoção de parte das cavidades (criptas amigdalianas) em uma sucessivas intervenções cirúrgicas.

5 comentários:

  1. sai da minha garganta essas bolinhas, que remédio posso tomar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. como dito do texto, não há remedios que façam um tratamento com resultado satisfatorio. então o melhor é ir num médico, para ver o seu caso. Mas pode se retirar com gargarejos com anti-sépticos ou aguá e sal.

      Excluir
  2. quando elas aparecem eu uso um jato de água direcionado para dentro das amigdalas. isso pode doer um pouco, mas limpa completamente o orificio,mantendo-o limpo.
    vc pode utilizar um frasco com água morna com a ponta fina. resolve na hora, porém com o tempo poderá retornar.
    recomendo fazer o procedimento de 15 em 15 dias, ok ?

    ResponderExcluir
  3. Eu desde criança sempre tive as bolinhas brancas saindo da garganta, porém nunca tive mau hálito, até há alguns meses atrás quando comecei a ter mau hálito. Algumas vezes consigo retirar as bolinhas. Apesar de sentir incomodo na garganta é difícil retirá-las. Já tomei a decisão e vou operar, acredito que com isso me livre desse problema.

    ResponderExcluir
  4. isso sai direto da minha boca tem um remedio q vc gagareja com agua morna gargareja us 2 minutos ai sai exclusive estou com uma agora na boca

    ResponderExcluir