segunda-feira, 3 de setembro de 2012

03 de Setembro - Segunda Guerra Mundial

No Dia 03 de Setembro de 1939, após a invasão dos Alemães na Polônia , sob comando de Hitler, a Inglaterra, França, Austrália, Índia e Nova Zelândia declararam guerra à Alemanha, e assim se iniciou, oficialmente, a Segunda Guerra Mundial.



Um Acontecimento Mundial que mudou o mundo completamente, tanto geograficamente, economicamente e politicamente. Casou milhões de mortes e destruições de cidades.
A maioria sugere que cerca de 60 milhões de pessoas morreram na guerra, incluindo cerca de 20 milhões de soldados e 40 milhões de civis. Somente na Europa, houve 36 milhões de mortes, sendo a metade de civis. Maioria das mortes foram de União Soviética. Cerca de 27 milhões de Soviéticos morreram durante a guerra, quase metade de todas as mortes da Segunda Guerra Mundial. 1/4 de todos os cidadãos soviéticos foram mortos ou feridos nessa guerra.



Politicamente, o final da guerra marca também o declínio do poder da Europa ocidental no mundo. Os Estados Unidos e a União Soviética surgiram como as duas únicas grandes potências políticas, econômicas e militares em torno das quais o restante dos países do mundo se alinhou.

Outras conseqüências da Segunda Guerra Mundial foi o progressivo declínio dos impérios coloniais europeus. Os Estados europeus, que lutaram contra o imperialismo alemão, não tinham como justificar seu imperialismo sobre outros povos. foi a Independência de vários países da Africa, Oriente Médio, Oceania e America Latina.



A Segunda Guerra Mundial marcou também o início da era atômica. Em pouco tempo, além dos Estados Unidos, a União Soviética e outros países passaram a dispor de armas atômicas.

Ao final da guerra a Alemanha foi dividida em dois países (até 1990): República Federal da Alemanha e república Democrática Alemã. Foi criada a ONU (Organização das Nações Unidas), com o objetivo de evitar novos conflitos.

mais Informações:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Segunda_Guerra_Mundial

Nenhum comentário:

Postar um comentário